sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Phillip Hitti: novas e mais duras leis anti-judaicas e anti-cristãs durante o reino dos abássidas

território conquistado pelo califado abássida (750 - 1258)



Com a queda dos omíadas (umayyad), a hegemonia Síria no mundo islamico se acabou, assim como os tempos de glória do país.
Os abássidas fizeram do Iraque o seu centro e de Kufah sua capital. A Síria se tornou apenas mais uma das províncias do califado abássida e, no século IX, novas leis anti-judaicas e anti-cristãs foram criadas.


Em 850 e 854, ele [al-Mutawakkil] reviveu a legislação discriminatória contra os membros das seitas toleradas [judeus e cristãos], complementando-a com novidades que faziam dela a mais rigorosa já emitida contra as minorias.  Cristãos e judeus foram ordenados a fixar imagens de demônios de madeira em suas casas, a nivelar seus túmulos com o solo, a usar roupas amarelas e andar somente em mulas e jumentos com selas de madeira marcados por duas bolas parecidas com uma romã na patilha (parte posterior) da cela.
 ...após os decretos de al-Mutawakkil muitas famílias cristãs da Síria emigraram ou aceitaram o Islã. Os convertidos foram motivados, principalmente, pelo desejo de escapar das dificuldades humilhantes e tributos e para adquirir prestígio social e influência política. 
páginas 154 - 155

De acordo com Phillip Hitti, foi durante o califado abássida que todo o "mundo semita" foi arabizado.

Nenhum comentário: