domingo, 5 de maio de 2013

Secretário de Estado de Abraham Lincoln em 1871: os judeus são duas vezes mais numerosos do que qualquer outro grupo e sua soma é maior que todos os outros grupos combinados em Jerusalém

William H. Seward, secretário de Estado de Abraham Lincoln

O secretário de Estado do Presidente Lincoln, William Seward, visitou Jerusalém em 1871 e assistiu a serviços religiosos do Sabá judaico (shabbat) sexta-feira à noite na sinagoga Hurva, na Cidade Velha de Jerusalém. Essa foi a segunda visita de Seward à Palestina/Israel. Ele já tinha visitado a região pela primeira vez em 1859, e sua visita despertou um desejo no presidente Lincoln de visitar a cidade (Lincoln foi assassinado em 1865).
Trecho dos escritos de Seward sobre sua viagem:

13 junho de 1871 - "Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras." [Salmo 48]

Nós o percorremos e não o consideramos um passeio nem curto nem fácil. A cidade ocupa dois cumes de um promontório de uma montanha, com uma depressão ou vale entre eles. As paredes da moderna cidade turca foram tão contraídas com a diminuição da população que elas acabaram por excluir grandes porções da cidade antiga.
Jerusalém está agora dividida de acordo com as diferentes classes de sua população. Os maometanos são quatro mil, e ocupam o bairro no nordeste, incluindo toda a área da Mesquita de Omar. Os judeus são oito mil e habitam o sudeste da cidade. Estes dois bairros beiram o Vale de Jeosafá, e o ribeiro de Cedrom.
Os armênios são mil oitocentos e habitam o bairro no sudoeste, e os outros 2200 cristãos estão no noroeste, com vista para o vale de Hinom .... [A população judaica era o dobro de qualquer outro grupo em Jerusalém]

Os judeus de todo o mundo, e não apenas como peregrinos, mas na antecipação da morte, vêm aqui para serem sepultados ao lado dos túmulos de seus antepassados. Assim que nos sentamos no deck do nosso navio, vindo de Alexandria para Jaffa, observamos uma família que parecia ser da Alemanha. Ela consistia de um homem vestido de forma simples, com uma mulher que estava doente e os dois filhos - um deles um bebê em seu berço.
Os sofrimentos da mulher doente, e seu esforço para manter uma esperança alegre nos causou interesse. O marido, vendo isto, nos falou em Inglês. Mr. Seward perguntou se ele era um Inglês. Ele respondeu que ele era um judeu americano que tinha vindo de Nova Orleans e que estava indo para Jerusalém.

Nos separamos deles no navio. No dia seguinte a nossa chegada à Cidade Santa, ficamos sabendo que a pobre mulher tinha escalado a montanha com seu marido e filhos, e que chegou um dia depois de nós. Ela morreu imediatamente, e assim alcançou o objetivo de sua peregrinação. Ela foi enterrada neste cemitério [no Monte das Oliveiras]. Ela era judia, e, de acordo com a interpretação judaica das profecias, o judeu que morre em Jerusalém, certamente, irá para o paraíso.
.
.
.
(continua)

Trecho retirado do livro Travels around the World (página 647), escrito por William H. Seward

Artigo completo [em ingles].